Agência de Influenciadores: o que faz e qual a sua importância

Agência de Influenciadores: o que faz e qual a sua importância

Influenciador digital é a profissão do momento está super em alta. Mas você já ouviu falar sobre agência de influenciadores?

Se você está aqui lendo esse texto provavelmente se interessa bastante no assunto.

Muitas pessoas acreditam que para ter sucesso em qualquer coisa na vida é necessário caminhar junto de outras pessoas que podem dar o auxílio que precisam.

Esse é um ponto muito importante quando se pensa em contratar ou não uma agência de influenciadores para assessorar a carreira de influenciador digital, seja você Instagrammer, Youtuber ou blogger.

Agência de Influenciadores: o que faz e qual a sua importância

Mas uma pergunta deve ser feita: você precisa de uma agência de influenciadores para cuidar da sua carreira?

Se você ainda tem dúvidas nessa resposta, com esse artigo vamos esclarecer, o que uma agência de influenciadores faz e qual a sua importância.

Afinal, o que faz uma agência de influenciadores?

Uma agência de influenciadores digitais ou uma assessoria tem como principal objetivo facilitar a vida dos clientes no mundo digital. Esse profissional ajuda a promover, desenvolver e gerenciar a carreira de quem deseja ter sucesso como influenciador digital.

Uma agência de influenciadores trabalha fazendo análise de mercado, identificando oportunidades de negócios para os clientes.

Buscando campanhas e ações de marketing, prestando suporte com foco no melhor desenvolvimento da marca e cliente.

Mas como ela age com youtuber/blogger? A agência de influenciadores é responsável pelas negociações de trabalhos para o influenciador.

Também é coaching de imagem e mídias sociais e apresentação do perfil do influenciador para uma determinada ação de marketing.

Para uma agência de influenciadores funcionar perfeitamente é muito importante que o time, o que chamamos de casting, esteja nivelado, todos com a mesma qualidade de conteúdo e para que isso ocorra a agência precisa ficar de olho em tudo.

Qualidade dos vídeos, caso o influenciador tenha um canal no Youtube.

A frequência de postagem nas redes sociais, português correto nos posts do blog e qualidade nas fotos do Instagram, caso o influenciador seja um instagrammer.

Ou seja, o influenciador tem as suas redes monitoradas o tempo inteiro, para melhoria em qualquer toque que a agência orientar.

Para resumir o trabalho de uma agência de influenciadores, eles serão o intermediário entre o influenciador digital e as marcas. A agência saberá qual a melhor forma de apresentar o influenciador à marca, sem correr o risco de dar algo errado.

No início da carreira, muitos influenciadores são sabem como e quando procurar uma marca para uma parceria e estreitar a relação para futuros trabalhos e é nesse exato momento que uma agência entra para te indicar a hora e os trabalhos certos.

Agência de Influenciadores: o que faz e qual a sua importância

Mas eu preciso ter alguém para assessorar a minha carreira?

Essa é uma ótima pergunta! A resposta depende de inúmeros fatores.

Por exemplo, é preciso analisar quanto tempo você tem disponível para se dedicar ao canal que escolheu.

Quantas horas por dia você pode se dedicar à sua carreira de influenciador digital? Muitas pessoas acham que não, mas os Youtubers dedicam horas do dia para criar um conteúdo.

Incluindo estudar sobre o que irão publicar, gravar, editar e postar o vídeo no canal.

O mesmo ocorre com quem faz conteúdos para blogs e isso dá um trabalhão.

Além disso, quando um influenciador digital começa a ganhar uma audiência maior, começa a ser procurado por marcas para participar de ações, onde ele irá ganhar dinheiro ou receber produtos para falar sobre determinada empresa.

Fazer todo esse processo parece ser extremamente fácil, mas não é. Se uma empresa entrar em contato com você, antes de aceitar a proposta de trabalho, é importante e indispensável analisar se a marca está realmente fazendo uma boa oferta. É necessário ler o contrato que precisa ser bem entendidos para você não entrar em uma fria.

E é nessa parte que a agência entra.

Eles cuidam de toda essa parte para você. deixando o seu caminho livre para se preocupar apenas em gravar seus vídeos e fazer posts nas redes sociais. Eles cuidarão da sua carreira, negociando os trabalhos da melhor maneira possível e te orientando sobre marketing nas redes sociais.

deixando o seu caminho livre para se preocupar apenas em gravar seus vídeos e fazer posts nas redes sociais. Eles cuidarão da sua carreira, negociando os trabalhos da melhor maneira possível e te orientando sobre marketing nas redes sociais.

Mas não se esqueça, eles não fazem todo o trabalho por você. Você precisa se dedicar igual, ou mais, para continuar crescendo para que assim eles consigam fazer a parte deles relacionado a marketing.

Existem alguns influenciadores que conseguem fazer todo o trabalho citado sozinhos e têm sucesso mesmo assim. Mas quando observamos os maiores influenciadores do Brasil, percebemos que praticamente todos são agenciados por uma assessoria.

Então, se até os grandes do mundo virtual sabem a importância de uma agência de influenciadores, quem está começando deve pensar nisso também.

O que muda no trabalho após fazer parte de uma agência?

Quase tudo! Ter uma agência por trás de você é bom por alguns motivos.

Auxilia na parte de marketing e na parte comercial, acaba deixando o seu trabalho muito mais profissional.

Como foi citado anteriormente, no início da carreira o influenciador não tem muita direção. Não sabe quanto cobrar por uma publicação, por exemplo.

Ou não sabe como fazer um midia kit personalizado que combine com ele e com os projetos que deseja executar.

Ter alguém para organizar e cuidar da parte comercial dá ao influenciador mais tempo para planejar o conteúdo.

Gravar vídeos para o canal, escrever posts para o blog, executar fotos para o Instagram e responder e-mail e comentários de seguidores.

Agência de Influenciadores: o que faz e qual a sua importância

Qual o momento certo de buscar uma assessoria?

Acreditamos que uma agência de influenciadores não é algo que devemos buscar logo no início, principalmente se você ainda nem começou.

Uma assessoria é buscada quando já se tem uma certa estabilidade no blog ou canal. Até porque nenhuma agência vai fazer milagres por você e sua carreira.

Muitas pessoas imaginam que a partir do momento em que tiver fazendo parte de uma agência a carreira vai deslanchar.

O blog ou canal vai se tornar super famoso, ganhar muito dinheiro e conquistar inúmeros seguidores, e não é bem assim.

O que uma agência de influenciadores faz é auxiliar no trabalho que o influenciador já desenvolve.

Orientando para conseguir maiores e melhores resultados. Por isso é importante continuar focando no próprio esforço e se dedicar bastante antes de pensar em contratar uma assessoria.

Como fazer para contratar uma agência de influenciadores?

No começo da carreira, fazer parte de um time de uma assessoria pode parecer algo muito distante, mas se for pensar no você como uma empresa e realmente ter planejado para os eu trabalho você consegue, caso seja isso mesmo que você quer para a sua vida.

Procure na internet uma agência que combine com o seu estilo de trabalho. Pesquise bastante a credibilidade da agência antes de fechar qualquer contrato.

Com uma agência de influenciadores você vai conseguir alcançar novos objetivos.

Ir mais longe com segurança e uma equipe preparada para te auxiliar no que precisar.

Mas lembre-se, você vai precisar continuar se esforçando para que isso aconteça.

Até breve!