Como criar conteúdo para as redes sociais

Crescer no mundo digital não é uma tarefa fácil. Nós vemos muitas pessoas reclamando que não conseguem criar engajamento, que os números de curtidas e comentários estão abaixo da média. Mas quando entramos no perfil dessas pessoas vemos o porque de tudo isso. O nome do problema é conteúdo e a pergunta que fica é como criar conteúdo para as redes sociais?

Atualmente, quando se fala em marketing de conteúdo, a primeira coisa que vem em mente é criar um blog para publicar seus artigos. Essa realmente ainda é uma solução muito usada. Aproximadamente 60% dos profissionais de marketing consideram o conteúdo de blogs como o principal foco de inbound marketing. Mas também existem as redes sociais, que são grandes plataformas para criarmos conteúdos incríveis.

No artigo de hoje vamos te ensinar como criar conteúdo para as redes sociais e engajar muito mais seguidores.

Como criar conteúdo para as redes sociais

Saiba como criar conteúdo para as redes sociais e se destacar

Não existe uma regra que todos devem seguir certinho de como criar conteúdo para as redes sociais e ter sucesso, e é exatamente isso que deixa o mundo da internet legal. Cada pessoa pode ser como é. Falar sobre o que gosta, dar dicas reais e sinceras sobre os assuntos que se interessa.

Mas claro que tem algumas dicas para que o seu conteúdo tenha qualidade e esse é um fator muito importante para se destacar no meio de muitos que estão na internet.

Pode falar a verdade, é muito legal quando um conteúdo seu viraliza, não é mesmo? Fazer um conteúdo de sucesso nas redes sociais nos enche de orgulho. Ver o nosso post sendo curtido por milhares de pessoas, recebendo muitos comentários e sendo compartilhado faz com que mais pessoas nos conheçam.

Pare para pensar naquela blogueira, youtuber ou instagrammer que você admira, como são as fotos dela? Como ela faz a comunicação com o público? Qual o cuidado que ela tem para entregar um conteúdo aos seguidores? Tudo isso é muito pensado.  

Por isso, criar um conteúdo de qualidade nas redes sociais requer tempo de planejamento, tentativas e erros.

Como criar conteúdo para as redes sociais

6 dicas de como criar conteúdo para as redes sociais e ter muito sucesso

1. Conheça o seu público

Conhecer o perfil do seu público é o primeiro segredo para produzir um conteúdo de qualidade para as redes sociais. Só assim você vai conseguir saber o que é ou não relevante para a sua audiência.

Afinal, não combina você ser uma influencer de maquiagem e falar sobre animais por exemplo, não é mesmo?

É muito importante entender os gostos do seu público, quais são as suas dores, o que eles preferem ver. Após fazer esse estudo, você será mais assertivo nos conteúdos abordados.

2. Produza conteúdo que ajude as pessoas

Para que um conteúdo tenha sucesso nas redes sociais ele precisa ser mais precisamente uma “moeda social”. Ou seja, as pessoas precisam enxergar um valor naquela postagem.

Independente do formato, seja vídeo, link ou foto, se a postagem trouxer algo de valor para as pessoas, elas vão compartilhar o conteúdo.

3. Foco na entrega

Bom, até aqui você já estudou o seu público e está ciente que é muito importante produzir um conteúdo que ajude as pessoas, mas na hora de realmente escrever o texto você deixa a desejar.

Nunca prometa algo se você não pode cumprir! Não tem coisa pior que prometer e não entregar. Então, se você se dispôs a produzir um conteúdo, dedique-se ao máximo para isso.

É importante lembrar que não pode prometer algo no título e não entregar no texto, isso faz com que você perca seguidores. A internet está recheada de conteúdos, e você precisa ser o melhor sempre.

Como criar conteúdo para as redes sociais

4. Utilize call to action nas postagens

Os call to actions, mais conhecidos como “chamadas para a ação”, são recursos que ajudam muito na criação de conteúdos de sucesso.

Produzir um conteúdo e no final pedir para o seguidor deixar um comentário, compartilhar a postagem, curtir, ou responder uma pergunta funciona como um empurrão.

Pode parecer estranho, mas as pessoas precisam dessa orientação. Use chamadas para a ação de acordo com o que você precisa, com certeza o retorno será muito positivo.

5. Capriche nas imagens

Não precisamos dizer o quanto isso é importante nas redes sociais, não é mesmo? Principalmente no Intagram, quem está lá, quer ver fotos bonitas.

Não cuidar desse detalhe faz com que todo o resto do seu trabalho vá por água a baixo, pois as imagens ajudam a vender o conteúdo. Por esse motivo, preparar imagens atraentes e bonitas é um item muito importante para obter sucesso nas redes sociais.

Para conseguir uma boa foto pense sempre em alguns detalhes:

  • Iluminação: não tire fotos contra a luz. Procure uma boa luz natural, isso facilita muito. Estude quais são os melhores horários para fotografar. Uma boa luz faz toda a diferença
  • Cenário: Preste atenção no local onde está tirando essa foto. Decidiu que vai tirar no seu quarto? Então arrume toda a bagunça. Se for na rua, escolha um lugar que tenha uma parede bonita
  • Ângulo: Pense sempre nesse detalhe! Em qual canto fica melhor, de baixo ou de cima, onde a luz está melhor e etc.
  • Edição: Existem muitos aplicativos legais e grátis para edição de fotos. Colocar mais luz, contraste ou um filtro que fique incrível. Se a foto for para o Instagram é interessante escolher sempre o mesmo filtro, assim o feed fica em sintonia. 

6. Faça bons vídeos

Assim como no item anterior, se o seu foco é produzir vídeos para o Youtube é preciso que seja feito com excelência.

Bons vídeos são aqueles gostosos de assistir. Que não precisa voltar para ouvir melhor o que foi dito, e nem pular para ir ao que interessa.

Assim como na imagem, os vídeos precisam de alguns detalhes para que saiam perfeitos e que façam sucesso no Youtube

  • Iluminação: Não precisa ter grandes equipamentos para gravar vídeos. Uma boa iluminação já ajuda bastante. Caso não tenha uma iluminação artificial, procure gravar na parte da manhã, onde a luz natural é melhor
  • Áudio: As pessoas precisam ouvir com clareza o que você está dizendo. Cuidado para que o áudio fique sempre limpo
  • Cenário: O cenário não é a coisa mais importante aí, mas vai deixar o vídeo mais agradável na hora de ser visto.
  • Conteúdo: Pense muito bem no conteúdo. Passe as informações de forma clara, simples e objetiva
Como criar conteúdo para as redes sociais

Hora de produzir um conteúdo de sucesso

Agora que você já sabe como criar conteúdo de sucesso para as redes sociais que tal colocar tudo em prática e crescer cada vez mais nas redes sociais?

Acreditamos que essas dicas vão te ajudar a chegar mais perto do sucesso, conquistar mais seguidores e engajar nas redes sociais.

Até o próximo!

Saiba como conseguir o selo de verificação do Instagram